26 abril 2006

Bom dia!

Não: plantai batatas, ó geração de vapor e de pó de pedra, macadamizai estradas, fazei caminhos de ferro, construí passarolas de Ícaro, para andar a qual mais depressa, estas horas contadas de uma vida toda material, maçuda e grossa como tendes feito esta que Deus nos deu tão diferente do que a que hoje vivemos. Andai, ganha-pães, andai; reduzi tudo a cifras, todas as considerações deste mundo a equações de interesse corporal, comprai, vendei, agiotai. No fim de tudo isto, o que lucrou a espécie humana? Que há mais umas poucas dúzias de homens ricos. E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico? - Que lho digam no Parlamento inglês, onde, depois de tantas comissões de inquérito, já devia andar orçado o número de almas que é preciso vender ao diabo, número de corpos que se tem de entregar antes do tempo ao cemitério para fazer um tecelão rico e fidalgo como Sir Roberto Peel, um mineiro, um banqueiro, um granjeeiro, seja o que for: cada homem rico, abastado, custa centos de infelizes, de miseráveis.

Almeida Garrett, in 'Viagens na minha Terra'

25 abril 2006

Les uns et les autres

Aproveitámos a época para fazer antigas e novas leituras sobre o 25 de Abril na blogosfera. Recuperámos um texto paradigmático. Fala-nos da dinâmica da História como algo semelhante a um campeonato de quelque chose, combinação de múltiplos je ne sais quoi, em que várias equipas vão dividindo a liderança ao longo da época, como se tudo obedecesse a um conjunto imutável de regras pré definidas.
Descreve-nos igualmente uma série de dúvidas existenciais e a extrema dificuldade em encontrar uma filiação razoavelmente digna. Em suma, apresenta-nos um liberal.
Vale a pena ler. Que mais não seja, considerem ser esta a vossa acção solidária do dia. Amanhã ajudam uma velhinha a atravessar a estrada e têm o vosso lugar garantido no céu.
Ai... porra! No céu não pode ser, porque nós, corja herética oriunda de uma míriade de socialismos coligados, não acreditamos nessas coisas.

25 de Abril, sempre!

Que a Madeira é um jardim, todo o mundo sabe; que o Jardim é um asno, todo o universo sabe; mas… e disto? Alguém sabe como ficou?

Há cerca de um mês, a comunicação social escrita fazia alarde de, pasme-se, existir no PSD/Madeira alguma agitação relacionada com as eleições internas a realizar no dia 23 de Abril.
Já agora – não que fosse preciso referir, mas enfim – o candidato era, pasme-se novamente, Alberto João Jardim.
A questiúncula prendia-se com a substituição de Virgílio Pereira por Coito Pita para o cargo de vice-presidente.
Para que conste, Virgílio Pereira foi quem criticou o grupo parlamentar do PSD/Madeira por solicitar uma análise psiquiátrica ao deputado socialista João Carlos Gouveia, catalogando a atitude de “garotice”. Acto contínuo, vá-se lá saber porquê, já fez saber que nem sequer se atreve a meter os pés no congresso que se encontra previsto para os dias 27 e 28 de Maio. É verdade que ainda falta algum tempo mas, não vá o Alberto encomendar a carga de porrada com muita antecedência, o pobre do Virgílio já vai dizendo que, nesta Eneida, não contem mais com ele. Pobre pax-vóbis.
Desta vez confessamos, e Deus sabe o quanto nos custa reconhecer que assim é, que o Jardim conta com a nossa inteira compreensão: sabendo-se que o Governo Regional da Madeira, sob a magistral batuta do seu Presidente, é a mais profícua chupeta clientelar a norte da linha equatorial, é perfeitamente aceitável que a mesma (chupeta, entenda-se) apenas convide para o coito... pitas de confiança.

Baú de Recordações VII

Conversas em Família XXII

Pobre Ramalho...

... se ao menos pudesses vislumbrar a cor e a quantidade de apitos...

Bom dia!

A lei do universo baseia-se sobre o concurso destes dois grandes agentes: a luta pela vida e a selecção natural. A luta pela vida é o estado permanente de todos os seres, para os quais a criação é uma eterna batalha. A sorte do conflito decide-a a selecção natural. Como? Fixando na espécie, pela adaptação ao meio, os seres mais fortes, e expulsando os seres inferiores. Por isso o professor Haeckel affirma: «A teoria de Darwin estabelece que nas sociedades humanas, como nas sociedades animais, nem os direitos, nem os deveres, nem os bens, nem os gostos dos membros associados podem ser iguais.» Ora o que é que estabelece o Direito? O Direito estabelece precisamente o contrario disso: a igualdade dos deveres recíprocos para a mais equitativa distribuição dos bens.
O Direito portanto não só não é uma emanação da lei natural, mas é uma reacção contra essa lei. A natureza é o triunfo brutal decretado ao forte. A sociedade é a protecção consciente assegurada ao fraco. A criação funda a luta pela vida. A sociedade organiza o auxílio pela existência. Uma civilização é tanto mais adiantada quanto mais ela submete ao seu domínio as fatalidades naturais. E é assim que o homem, de conquista em conquista, chegará um dia, como diz Büchner, ao paraíso futuro, ao paraíso terreal, de onde não veio mas para onde vai, e que não é um dom divino primitivo mas o fruto derradeiro do trabalho humano.


Ramalho Ortigão, in "As Farpas (1883)"

24 abril 2006

Apito Dourado ou O Elogio da Canalha

Jorge Nuno Pinto da Costa e Jacinto Paixão foram ilibados de todas as acusações de que eram alvo no âmbito do processo Apito Dourado.
Tanto quanto se apurou, desta vez as putas eram mesmo as putas, por sinal, pagas a €150,00 cada.
O JNPC foi a tribunal dizer que o JP para quem haviam sido encomendadas as P's, não era o JP (Jacinto Paixão) mas sim o JP (Joaquim Pereira), um ilustre otário de ocasião e conveniência que pediu as ditas P's para saldar uns créditos que tinha junto do FCP, relacionados com transferências de jogadores.
Achamos que foi reposta a verdade dos factos. Mega processos merecem Procuradores do Ministério Público mega estúpidos, Magistrados mega impotentes ou, em alternativa, mega coniventes, Advogados mega agradecidos por nem sequer terem que gastar o seu latim, e, finalmente, um povo que não passa de uma mega carneirada boçal e que continua a ser - porque concerteza gosta - sodomizado por uma (in)Justiça que escarnece do pobre e dá palmadinhas nas costas dos ricos e poderosos.
Neste caso concreto apetece-nos escrever: JNPC, JP's e P do MP podem muito bem ir todos para as P's QVP.

Ouçam... Ouçam... O burro zurrou e ela não voltou...

Alberto João Jardim, líder do PSD madeirense, propõe ao presidente do Governo Regional madeirense - ou seja, a si próprio - que seja concedida "tolerância de ponto no próximo dia 24 de Abril". Isto tendo em conta que o povo madeirense fez dos 30 anos de autonomia uma homenagem ao 25 de Abril, com "o seu trabalho e derrotando as canalhices da pseudo-esquerda local", refere o comunicado assinado por Alberto João Jardim. No texto, o dirigente político esclarece e garante que o PSD/Madeira festeja "Abril todos os dias", com "trabalho, mudança" e "desenvolvimento democráticos". Razão por que recusa comemorar a Revolução dos Cravos em conjunto com "aquilo que política, sociológica e eticamente são as organizações comuno-socialistas locais".

Notícia Diário de Notícias

Futebolices, rabujices e outras chatices

O Benfica deu este fim de semana mais uma grande alegria aos sócios e simpatizantes. Estamos a falar do quê? Do basquetebol!... Quanto ao resto, a desgraça é tão generalizada que podemos afirmar "estamos a falar do que V. Exas. quiserem!".
O que nos deixa tranquilos é que o Sr. Veiga se encontra já a preparar a próxima época (mais uma tachada de desgraças).
O novo treinador, consta, terá sido escolhido não em função de quaisquer competências técnicas mas, tão somente, na capacidade de produzir milagres.
Já não há glúteos que aguentem tanta asneirada!

23 abril 2006

Campeões


O nosso Cova da Piedade sagrou-se hoje virtual Campeão Distrital da I Divisão de Setúbal.
Yeeeeeeeaaaaaaahhhhhhhh!

Leituras na Blogosfera

GOLPE NA GALP !!!
PORQUE SERÁ QUE OS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NÃO PUBLICAM ISTO? DIVULGUEM O MAIS QUE POSSAM


É inacreditável, mas é o país que temos...Era a manchete do Expresso de Sábado e custa acreditar. A nossa petrolífera tem vindo a ser albergue de parasitas e toca de incompetentes. Veja-se:Um quadro superior da GALP, admitido em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000 euros, em 2004. Tinha entrado na GALP pela mão de António Mexia e saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser Ministro das O.P. e Transportes...
O filho de Miguel Horta e Costa, recém licenciado, entrou para lá com 28 anos e a receber, desde logo, 6600 euros mensais.
Freitas do Amaral foi consultor da empresa, entre 2003 e 2005, por 6350 euros/mês, além de gabinete e seguro de vida no valor de 70 meses de ordenado.
Manuel Queiró, do PP, era administrador da área de imobiliário(?) 8.000 euros/mês.
A contratação de um administrador espanhol passou por ser-lhe oferecido 15 anos de antiguidade (é o que receberá na hora da saída), pagamento da casa e do colégio dos filhos, entre outras regalias.
Guido Albuquerque, cunhado de Morais Sarmento, foi sacado da ESSO para a GALP.Custo: 17 anos de antiguidade, ordenado de 17.400 euros e seguro de vida igual a 70 meses de ordenado.
Ferreira do Amaral, presidente do Conselho de Administração. Um cargo não executivo(?) era remunerado de forma simbólica: três mil euros por mês, pelas presenças. Mas, pouco depois da nomeação, passou a receber PPRs no valor de 10.000 euros, o que dá um ordenado "simbólico" de 13.000 euros...
Outros exemplos avulsos:Um engenheiro agrónomo que foi trabalhar para a área financeira a 10.000 euros por mês; a especialista em Finanças que foi para Marketing por 9800 euros/mês...
Neste momento, o presidente da Comissão executiva ganha 30.000 euros e os vogais 17.500.
Com os novos aumentos, Murteira Nabo passa de 15.000 para 20.000 euros mensais.
A GALP é o que é, não por culpa destes senhores, mas sim dos amigos que ocupam, à vez, a cadeira do poder. É claro que esta atitude, emula do clássico "é fartar, vilanagem", só funciona porque existe uma inenarrável parceria GALP/Governo. Esta dupla, encarregada de "assaltar" o contribuinte português de cada vez que se dirige a uma bomba de gasolina, funciona porque metade do preço de um litro de combustível vai para a empresa e, a outra metade, para o Governo.
Assim, este dream team à moda de Portugal, pode dar cobertura a um bando de sanguessugas que não têm outro mérito senão o cartão de militante. Ou o pagamento de um qualquer favor político...
Antes sustentar as gasolineiras espanholas que estão no mercado do que estes vampiros!
E AINDA DIZEM QUE A CRISE É CULPA DA FUNÇÃO PÚBLICA !!!

In, www.blogdoratinho.blogspot.com

Conversas em Família XXI

21 abril 2006

Monumental descoberta

Funcionários da Câmara Municipal de Maria-Vai-Com-As-Outras, descobriram durante a execução de trabalhos de recuperação de um sanitário público daquela localidade, uma obra de arte até agora desconhecida, a qual, de acordo com reputados especialistas, constitui um dos mais brilhantes exemplares representativos do neo delirismo europeu.
A pintura de grandes dimensões, que a Ala mostra em rigoroso exclusivo, servia de prancha quando era necessário substituir as lâmpadas do referido WC. Daí a saia da pastorinha se encontrar algo encardida.

A partir de hoje

Face ao sucedido ontem, já amplamente noticiado, passa a ser obrigatório a todos os funcionários das Juntas de Freguesia o uso de capacete.

Novas imagens disponibilizadas pelo Vaticano

Passado que foi o primeiro aniversário do falecimento de Sua santidade o Papa João Paulo II, o Vaticano começa agora a disponibilizar algumas fotos que documentam alguns dos mais importantes momentos do seu Pontificado.
O Cardeal D. José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos - na Santa Sé, deverá utilizar esta e outras imagens idênticas no processo de canonização de João Paulo II, pois constituem mais uma prova evidente da sua santidade.
A Ala concorda inteiramente: só mesmo um Santo!

20 abril 2006

Fica para a próxima!...

De nada serviu a campanha eleitoral especialmente aguerrida, cheia de outdoors de natureza sexual.

Afirmam os especialistas em publicidade que o resultado acabou por ser o inverso do desejado pela direita italiana. Quanto muito, referiram, "foi acicatado o desejo de sodomizar o político retratado."



O Supremo Tribunal italiano confirmou hoje a vitória eleitoral da coligação de centro-esquerda liderada por Romano Prodi nas legislativas italianas de 9 e 10 de Abril. A União venceu a Câmara dos Deputados (Parlamento) com uma diferença de 24.755 votos em relação à coligação de direita liderada por Silvio Berlusconi.

Conversas do Largo do Caldas

É sempre a mesma limonada meus xóininhas! Atão não podiam ter avisado que iam todos tirar o dia?
Não sobrou ninguém para vaiar o Governo? Assim não pode ser pá!
Ainda por cima tiveram o descaramento de ir lá picar o ponto e vir logo embora pá?
Porra! Não pode ser!
Ao menos iam lá dentro num instante e chamavam mentiroso ao gajo que estivesse no palanque. Depois já se podiam vir embora que ninguém reparava.
Não percebem nada disto!
Tenho que vos pôr a fazer estágio numa empresa de sondagens das minhas.
Daqui a nada estamos em Congresso. Agora não se esqueçam de faltar todos outra vez, hein?
É preciso ficar alguém de plantão para separar os sectores pediátrico e geriátrico do Partido. Já andam a ameaçar porrada uns aos outros nos telejornais e isto assim não pode ser nada!
Vá... vamos lá escolher palhinhas. Quem tirar as palhinhas mais curtas fica de serviço ao Congresso.
O que tiver a palhinha maior... vai lanchar comigo ao Parque Eduardo VII.

Bom dia!


Os dias prósperos não vêm por acaso. Nascem de muita fadiga e muitos intervalos de desalento.

Camilo Castelo Branco

19 abril 2006

De luto por mim

Mais dos que os judeus mortos na Baixa, a 19 de Abril de 1506, lamento o suicídio de Portugal.
A semana que vai entrar comemora data redonda e histórica. Comemorar não é sempre festejar. Mas é sempre ‘memorar’, lembrar, e o que há para lembrar de 19 de Abril de 1506, vai fazer 500 anos, é imensamente triste. Talvez alguém, de coração terno, vá falar pelo lado moral: o mal que foi feito a outros. Mas dessa data, para lá do mal que foi feito a outros – em Lisboa, em três dias, mataram-se muitas centenas, talvez quatro mil judeus – quero aqui recordar, muito interesseiramente, o grande mal que me fizeram a mim. Eu pertencia a um povo ao qual amputaram parte. E o que mais é: essa parte que levaram de mim era a mais brilhante.
El-rei D. Manuel, por imposição, ao que se diz, do casamento com princesa espanhola, já tinha obrigado os súbditos judeus a converterem-se. Por causa dessa obrigação, muitos partiram. Gente culta, como o astrónomo e matemático Abraão Zacuto, que foi para a Turquia. E os pais de Baruch Espinosa, tão portugueses que apesar de fugidos para a Holanda chamaram ao filho Bento, antes dele se tornar um dos maiores filósofos de toda a História da Humanidade. Fugiram médicos e matemáticos e artesãos sábios da mais próspera indústria de então, a lapidação de diamantes. A Holanda nunca agradecerá suficientemente termos-lhe oferecido a nossa elite.
Mas sendo Portugal pouco dado a medidas radicais, a maioria dos portugueses judeus sabia do que gastava a casa e foram-se deixando ficar. Tornaram-se cristãos-novos. Muitos judaizavam às escondidas e iam fazendo o que os portugueses sempre fizeram, iam-se misturando. Da arraia-miúda àqueles que faziam Portugal grande potência cultural de então: do matemático Pedro Nunes ao médico e naturalista Garcia de Orta – ambos, aliás, ligados pela ciência ou pela acção ao maior empreendimento de Portugal, os Descobrimentos.
A ruptura, o corte de Portugal com esses seus filhos aconteceu naquele domingo de Pascoela, 19 de Abril de 1506. Portugal tinha passado dois anos de seca nos campos e peste nas cidades. Como em todos os tempos de vacas magras, o País era percorrido por murmúrios e raivas. Na missa da Igreja de São Domingos, na Baixa de Lisboa, gritou-se ao milagre, porque uma imagem de Cristo resplandecia. Alguém, imprudente, disse em voz alta que aquilo lhe parecia mais um efeito de luz. Era um cristão-novo, que foi arrastado para o adro, despedaçado e queimado. A multidão, acicatada por dois frades dominicanos, partiu à caça de mais cristãos-novos.
Garcia de Resende, poeta da corte, conta: “Mais de quatro mil matarã/Mininos espedaçarão/Fizerão grandes cruezas/Grandes roubos & vilezas/Em todos quantos acharão”. Mulheres violadas, homens queimados, crianças atiradas contra as paredes. Cruezas como antes e depois se fizeram, em outras paragens, aos judeus. No que me diz respeito, e é isso que mais me interessa – com o cinismo que meio milénio me permite – é que hoje pertenço a um dos povos menos cultos da Europa. E já houve tempo que não foi assim.
Esta semana, estou de luto. Por mim.

Ferreira Fernandes
Correio da Manhã
16.04.2006

Nunca é demais recordar

17 abril 2006

Post Pascal


O folar já comemos! Mas vai pelo menos uma foto dos ovos.

Ex treinadores

Pediram a Peseiro para comentar os últimos resultados obtidos pela equipa de futebol do Sporting. O homem não respondeu, mas a sua expressão não deixa dúvidas.

Está triste!...

As coisas que estes Chineses descobrem...


Esta é só para que as Ocidentais não tenham a mania que são o cúmulo da sofisticação!

16 abril 2006

E a malta fica chateada... é claro que fica chateada!

E o pessoal ainda reclama. Nunca estão contentes com nada. Quando escreviamos todos os dias era porque os temas assim e assado, e coisa e tal e tal e coiso... Agora que mal erguemos a pena (salvo seja), é porque as caricaturas já chateiam, queremos cús, queremos rabos...

Se não fosse por amor e respeito à língua pátria, perguntaríamos nós: Mas que merda é esta? Já não há decoro? Não há respeito, hein?

Mas pronto! Como isto também já está mais para lá do que para cá... aguentem-se:

Dois grandes cús:



E dois belos rabos:

Conversas em Família XX

15 abril 2006

Estado de alma atávico/agoniado

E não é que não há meio de nos passar isto?
Estamos a desesperar!
O Benfica ganhou, o Sporting empatou... e mesmo assim isto não passa...
O nosso amigo Valentim até nos enviou umas fotos de um Datsun em 2ª mão, muito jeitoso, sabendo que estamos um bocado enrascados em matéria de transporte. Mas nem assim.
Isto é gravíssimo!
Talvez um transplante de cérebro?
Ou uma fornada fresquinha de castelhanos para levar nos cornos?
Quiçá, o nosso reino por alguma inspiração!
 

is where my documents live!