12 janeiro 2007

Olhem p'ra estes!...

Portugal passou a ser apontado por Bruxelas como o exemplo a não seguir pelos países que vão aderir ao euro. Mais do que procurar responsáveis políticos, o País deve envergonhar-se e assumir isso como uma derrota colectiva.
Paulo Ferreira in Público
Não foi a justiça do Iraque que prendeu Saddam Hussein, não foi a justiça do Iraque que o vigiou e sentou no banco dos réus. Foram todos os que se associaram, com mais ou menos tropas, mais ou menos convicção, à invasão do Iraque. Foram os americanos, os ingleses, os espanhóis, os portugueses.
Joaquim Fidalgo in Público
Agora pergunto: que culpa tenho eu de toda a matéria fecal produzida pelos governantes deste país? Eu nem sequer votei neles.
E fui eu que sentei o Saddam no banco dos réus? Eu, que sou eu, não arranjo dois minutos para me sentar a comer uma refeição descansada.
Senhores jornalistas: essa história de que as derrotas e as asneiras são para assumir pela equipa toda são boas para balneário de equipa de futebol e só ajudam a fazer proliferar uma cultura de desresponsabilização. Ninguém assume os maus resultados e as asneiras. Quando, por milagre, acontece o contrário, vêm todos a correr gritando "Fui eu, fui eu!". Entretanto, nas trincheiras, fica sempre o colectivo nacional, figura sem personalidade própria e capaz de suster pancadaria proveniente de todos os quadrantes sem sequer uma nódoa negra.
A esse discurso, meus senhores, chama-se, muito simplesmente, DEMAGOGIA.
Das duas uma: ou se assumem como meros veiculadores de informação ou como fazedores de opinião. No primeiro dos casos têm a responsabilidade de informar sem obscurantismo e sem ocultar os nomes dos responsáveis. No segundo têm, que mais não seja, a obrigação pedagógica e cívica de não promover a ideia de que é normal deixar a culpa morrer solteira.

1 comentário:

Pirolito disse...

Estava eu a pensar em colocar uma placa com os dizeres "Blog prestes a encerrar para mudança de ramo", quando me aparece aqui este malandro.
Estava a ver que os algarves te tinham sugado o espírito crítico e acutilante.
Um abraço

 

is where my documents live!