09 agosto 2010

A vida é hoje!

Ontem levei os meus filhos ao parque.
Por entre expressões de encorajamento recíproco, correram, saltaram, escalaram, vencendo obstáculos e totems coloridos:
- Força mana! incentivava ele...
- Bravo mano. És o meu herói! dizia ela.
- Give me five! cumprimentavam-se depois de superarem o que quer que fosse.
Partilharam escorregadelas e um baloiço que parecia ter sido feito para namorados.
Coordenaram balanços e voaram em cumplicidade, riso fácil, felicidade estampada nos rostos.
Sentado num banco fui acompanhando as peripécias de ambos. Dei por mim a pensar que ter contribuido para a existência destas duas magníficas criaturas já é coisa suficiente nesta travessia que, só a espaços, parece teimar em querer fazer sentido.
Não fora a "responsabilidade" que advém do normal decurso da vida e todos seriamos crianças felizes até ao último dia desta nossa existência física.
Ter filhos felizes e saudáveis é uma dádiva à qual nunca conseguiremos atribuir um justo valor.
Estou aqui embrenhado em mais um trabalho para entregar na Faculdade (que interrompi para escrever este post) mas tenho a voz do (já saudoso) António Feio a sussurar-me ao ouvido, relembrando algo que devia ser óbvio para todos nós: Não deixem nada por fazer; não deixem nada por dizer...
Vou acabar o trabalho e fazer uns telefonemas.
A vida é hoje!


Who needs forever?
Astrud Gilberto

2 comentários:

Unknown disse...

Não tenhas duvidas que ter filhos saudaveis é a maior dádiva que podemos ter na vida, e não há nada que valha mais que isso...
Infelizmente, temos o hábito de achar que tudo dura para sempre, e só quando perdemos alguém, seja essa perda motivada pelo que for, nos lembramos de palavras como as do António Feio, do que podiamos ter dito ou feito, e por este ou aquele motivo não fizemos, mas por norma nessa altura já é tarde...nessa altura só nos resta chorar, chorar pelo tempo que perdemos, muitas vezes com o que não deviamos, e que não volta para trás...
Só temos esta vida, temos que a viver um dia de cada vez, e não deixar para amanha o que podemos dizer ou fazer hoje, porque amanha, amanha pode já ser tarde...

Anónimo disse...

Ter filhos é uma dádiva sim, o justo valor nem se aplica.
As eles devemos dar o nosso carinho, atenção, amor incondicional, educação, apoio, tudo que os torne fortes, corajosos, amigos do amigo, confiantes.
São eles que nos dão forças para prosseguir, nos dão coragem para avançar, por isso, mesmo em alturas dificeis, a eles nunca devemos deixar de dizer o quanto os amamos.
Bj Ré

 

is where my documents live!