29 janeiro 2010

Para uma amiga...

10 comentários:

Ponto de Interrogação disse...

Adoro os Lord of the Dance. Já fui ver o espectáculo deles 'Michael Flatley's Feet of Flame'.

Além disso amo música celta!

Amiga cheia de sorte! :-)

Isabel disse...

... que responde:

http://www.youtube.com/watch?v=w2PqbZ_-4p8

"Anthem"

The birds they sang
at the break of day
Start again
I heard them say
Don't dwell on what
has passed away
or what is yet to be.
Ah the wars they will
be fought again
The holy dove
She will be caught again
bought and sold
and bought again
the dove is never free.

Ring the bells that still can ring
Forget your perfect offering
There is a crack in everything
That's how the light gets in.

We asked for signs
the signs were sent:
the birth betrayed
the marriage spent
Yeah the widowhood
of every government --
signs for all to see.

I can't run no more
with that lawless crowd
while the killers in high places
say their prayers out loud.
But they've summoned, they've summoned up
a thundercloud
and they're going to hear from me.

Ring the bells that still can ring ...

You can add up the parts
but you won't have the sum
You can strike up the march,
there is no drum
Every heart, every heart
to love will come
but like a refugee.

Ring the bells that still can ring
Forget your perfect offering
There is a crack, a crack in everything
That's how the light gets in.

Ring the bells that still can ring
Forget your perfect offering
There is a crack, a crack in everything
That's how the light gets in.
That's how the light gets in.
That's how the light gets in.

Moço de Estribo disse...

O Leonard é sem dúvida um poeta maior. Mas esta voz vinda das grutas de Mira d'Aire... Mor de Deus...

Isabel disse...

Pois é, meu caro amigo, respondeste a uma fã incondicional do Cohen. E isso é crime de lesa-humanidade. Poeta maior, sem dúvida, e um cantor invulgar. Não conheço outro que interprete com tanta sensualidade e profundidade divina. Um deus menor (já que acredito no Outro!). (aliás, as grutas de Mira d’Aire são, também elas, maravilhosas e deíficas.) Se criticasses o Pedro Abrunhosa e a sua versão patética do Halleluyah, em que parece uma cabra desmamada, com um torcicolo irreparável e uma ténia de 50m, aplaudia-te. Mas sejamos honestos e flexíveis. Excelente compositor com um ou outro desempenho notáveis. Que dizer do ‘Será’, cantado, em 2007, na Casa da Música? Talvez, por isso, porque se supera, não ouves esta canção nos concertos habituais.
Achei curiosa a expressão ‘poeta maior’ – costumo dizer ‘homem maior’ para definir precisamente o Cohen. (será que nos conhecemos?) Um príncipe encantado, meu amigo. E, infelizmente, não conheço outro.
Desculpa, Pirolito, pelo abuso do espaço. Vou.

Pirolito disse...

Eheheheh!

Se gostássemos todos de cuecas amarelas...

Bjoka

Isabel disse...

Meu Deus, Pirolito, que resposta inteligente! Pois, se assim fosse o Cohen não usaria cueca branca Armani... Tsss! Tsss! What a shame!

Pirolito disse...

"Cueca branca Armani"? As coisas sórdidas que a menina sabe!...

Isabel disse...

Dicionário de sinónimos: SÓRDIDO
imundo
asqueroso
repugnante
nojento
porco
ignóbil
torpe
corrupto
indigno
obsceno
indecoroso
indecente
mesquinho
miserável
avaro
avarento
Onde está a sordidez da coisa? Estás desinspirado, meu amigo, ou, pobre do Pirolito, não sabe o que é uma história mágica. Bom dia também para ti.

Pirolito disse...

Não... não foi falta de inspiração;
Sim... foi no sentido - embora empolado, porque tentativamente humorístico - de "repugnante".
Não... em rigor, as cuecas do Cohen, sejam elas Armani ou Sloggi, não têm que ser repugnantes mas, à partida, não são algo que me inspire uma sensação de frescura floral.
Sim... gosto da magia das coisas.
Não... não gosto da magia dos homens.
Sim... gosto da magia de certos homens.
E finalmente, não!... Como dizia o Ary: "Não vou por aí!"

Beijos daqueles assim a modos que muuuunnnnttttaaaaaa gordos.

Isabel disse...

Cântico negro

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!
---------------------------
José Régio, giro, José Régio. Isto é que está uma crise, hein? Conhecerás tu a magia do Cohen? Faltou-te ir a Barcelona na caravana dele há 20 anos atrás... e taaaanta coisa mais. Enfim... beijos iguais.

 

is where my documents live!