07 novembro 2010

Sonhos amargos - doces realidades.

São múltiplas as realidades que povoam a minha existência. As velhas e as novas. Entre aquelas, as que carregam o deve e o haver do passado. Entre estas, as que habitam os meus sonhos desde que, recentemente, dei em deles me lembrar quando acolho cada um dos múltiplos despertares que me ocupam a noite.
Não sei - não quero saber- se os sonhos têm algum significado.
Sonhei contigo em Paris, sonhei contigo algures por cá. Sonhei que nem em sonhos demos certo.
Acordei exausto para mais um dia sem o sal da vida.
Regrido no tempo, em desespero, procurando um qualquer ponto de recomeço.
Esta semana, durante uma das minhas sessões de Filosofia para (ou com) Crianças, os meninos escolheram falar sobre o que é um amigo.
Durante o nosso diálogo, e perante alguma indisciplina repentina, achei que seria uma boa altura para fazer um ponto de ordem à sessão através de um resumo da linha de raciocínio que vinha resultando de múltiplas contribuições. Um menino havia dito:
- Os amigos são meninos e meninas como nós.
Ao que lhe perguntei:
- E os teus bonecos? São teus amigos?
Respondeu:
-Não! Os amigos têm que ser pessoas.
Voltei à carga:
- E os meninos que têm um cão? Acham que o cão não é amigo?
Responderam todos:
- Siiiiiiiiimmmm!
E eu:
- Então... mas o cão não é uma pessoa!...
Responderam-me:
- Mas o cão é a sério e os bonecos são a brincar.
Perguntei:
- E será que todos os amigos a sério têm sentimentos? Isto é (expliquei) o cão, por exemplo, mostra alegria ou tristeza?
A maioria respondeu:
- Siiiiiiiiim!
Voltei à carga:
- E os bonecos? Não riem nem choram?
Responderam alguns:
- Os que têm pilhas choram e falam. Mas não são a sério.
O meu resumo/pergunta - nesse momento - fazia-se do seguinte modo:
- Em vosso entender, um amigo tem que ser real, independentemente de ser pessoa ou animal. Certo?
Uma menina levantou o braço pedindo para responder. Dei-lhe a palavra.
- Eu acho que os bonecos são a brincar mas também são nossos amigos. E há outros amigos que não são a sério mas também não são a brincar, e que têm sentimentos.
E eu (atrapalhado):
- Achas que sim? Dá lá um exemplo.
E ela (muito expedita):
- Os amigos todos que eu tenho na minha cabeça! Também riem comigo e às vezes choram quando eu ralho com eles.

Julgo ser pertinente acrescentar que estava a trabalhar com crianças do 1º ano (1ª classe).
O meu pai ainda esta semana me havia perguntado se este meu trabalho de voluntariado junto de dez turmas (do pré-escolar ao 4º ano) de uma escola básica iria ser pago. Respondi-lhe negativamente. Estava enganado. Há coisas que não têm preço.

E foi este o meu ponto de recomeço desta noite.
Não estou completamente desprovido de esperança. Aqui e ali há sempre um centelha capaz de nos fazer levantar do chão. E esse "aqui e ali" pode muito bem ser o raciocínio inequívoco de uma criança.


Soul Provider
Grand Tourism

6 comentários:

Anónimo disse...

Ao terminar de ler, nao sei se bem ou mal, resumi o texto da seguinte forma: Amor, Autenticidade, Reconhecimento.

- Põe AMOR em tudo o que fazes
- Se AUTENTICO como essas crianças
- RECONHECE tudo como algo bom que te acontece.

Beijinhos Ré

Anónimo disse...

Pois é, são estas pequenas - grandes coisa que nos repoem o folego e que nos recarregam as baterias com força e esperança para prosseguirmos em frente! Beijocas grandes, adoro-te Mano!

Irene

Unknown disse...

Da boca das crianças saem as maiores verdades e grandes lições de vida!
É só estar atento ... e ouvi-las.
Concordo contigo...há coisas na vida que não têm preço.
A amizade é uma delas...os sonhos...esses vão e voltam com outros melhores!
" Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida ... que sempre que o homem sonha ...o mundo pula e avança como bola colorida ...entre as mãos de uma criança "

Beijos

Anónimo disse...

Saber fazer-acontecer, é fascinante! Descobrimos caminhos e inventamos caminhadas! É um fazer do nada, um todo! É o levantar de uma pálpebra, um segurar de uma mão e um dizer baixinho ao coração...estou aqui e caminho de mãos dadas contigo! É assim, todos os dias na escola, é assim, todos os dias no voluntariado! Quanto aos amigos..."Um amigo é um bem, um tesouro que se tem,são as vozes das estrelas, que nos guiam mais além! São momentos bons e maus, nesta estrada percorrida! E digo mais, não te trocava, por nada desta vida!..."

Pirolito disse...

São também todos vós parte das minhas "doces realidades".
Obrigado!

Pirolito disse...

FB

 

is where my documents live!