29 setembro 2005

Crónica Luso-Cinéfila

Prólogo: Acusado que fui, pela minha amiga Olímpia, de escrever um blog muito “casca-grossa” e dado a brejeirices sobre Política e Economia, sem dedicar qualquer linha à Cultura portuguesa, decidi iniciar hoje esta rubrica.
Trata-se de um modesto espaço de notícias sobre cinema feito em Portugal. A periodicidade será… completamente irrelevante, porque eu tenho mais que fazer do que estar aqui a ganhar calos nos dedos só para vos manter actualizados.
Querem informação? Comprem o jornal!!!

ACÇÃO
Encontra-se em fase bastante adiantada, a rodagem do filme Os Canastrões de Navarone.
Segundo foi possível apurar, o argumento do filme versará o assalto a três Câmaras Municipais e não a qualquer porcaria de canhão incluso num penhasco.
Em declarações exclusivas a este blog, o realizador Marques Mendes, referiu que, os principais intérpretes, Valentim Loureiro, Isaltino Morais e Avelino Ferreira Torres, têm apresentado desempenhos que fariam corar de inveja David Niven, Anthony Quinn e Gregory Peck, respectivamente, pelo que se aguarda um enorme sucesso de bilheteira.
Acção em português, ao seu melhor estilo.

DRAMA
Cavaco Silva será cabeça de cartaz da mega produção E Tudo o Vento Levou. A produção descartou já a hipótese de Clark Gable por “ser demasiadamente apaneleirado”. Vivien Leigh recusou-se a contracenar com Cavaco Silva, pelo que decorrem negociações com outras divas do Drama, falando-se, insistentemente, na possibilidade de a eleita para o papel vir a ser Manuela Ferreira Leite.

Titanic II encontra-se em sérias dificuldades financeiras. Segundo a produção “sabíamos que apesar de ter dispensado Leonardo di Caprio e Kate Winslet, optando, em sua substituição, por Mário Soares e Maria Barroso, o orçamento era muito curto. Depois, como se já não chegasse de desgraças, verificámos que o set de filmagens é completamente inapropriado. Portugal está tão no fundo que não foi possível descobrir um local com profundidade suficiente para afundar o raio do navio”.

DESTAQUE
A rodagem de O Pátio das Cantigas encontra-se bem adiantada.
O Ala dos Namorados deslocou-se ao local das filmagens e assistiu a algumas das gravações.
Aqui ficam, em primeiríssima mão, alguns dos registos captados pelo nosso repórter Órson Velas:

Excerto de diálogo entre o actor Francisco Assis e uma figurante:

Alô Dona Rosa… Alô Dona Rosa… A sua filha chegou do Brasil!



(A actriz Fátima Felgueiras... na cena da chegada)



Soubemos entretanto que a banda sonora do filme incluirá uma versão adulterada do velhinho clássico de Maria da Graça. A letra da canção sofrerá alterações num dos versos. Assim, em vez de Ai quem me dera ter uma leitaria, o novo verso será Ai quem me dera ter um município.
Prometemos manter-vos ao corrente deste êxito seguro.

CURTAS
O Ala dos Namorados soube de fonte pouco credível que o advogado de “Bibi” e candidato às próximas eleições presidenciais, José Maria Martins, será a estrela principal do remake de O Chacal.

Em virtude do acidente sofrido recentemente pelo actor Mel Gibson, a sequela de Mad Max será liderada por Jerónimo Martins. O papel desempenhado por Tina Turner em episódios anteriores desta epopeia de fricção centrífuga, passará desta vez para a actriz Odete Santos, a qual se encontra já a banhos intensivos em Tróia, de modo a obter a necessária pigmentação de pele.

Francisco Louçã desempenhará o papel de Robert Redford no filme O Encantador de Cavalos.

Manuel Alegre herda o papel anteriormente desempenhado por Robin Williams na próxima versão de O Clube dos Poetas Mortos.

O Instituto de Cinema desistiu definitivamente do projecto Ali Babá e os 40 Ladrões. Depois de seis meses de intenso trabalho na Assembleia da República, o casting para os papéis de 40 ladrões foi inconclusivo. Um alto responsável declarou que os candidatos eram tantos e com tanta qualidade, que seria uma injustiça levar o projecto por diante deixando muitos deles de fora.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande imaginação…, grande espírito de humor…, grande capacidade de escrita…
Abençoada a hora em que foi criado este blog. À custa dele, os meus últimos dias têm sido bem mais agradáveis.
Até nunca mais me apeteceu mandar o meu chefe à m*** !....
Parabéns. Continua.

J.F.

 

is where my documents live!