04 novembro 2005

Sem comentários...

Pela primeira vez um ex-alto responsável do departamento de Estado norte-americano acusa Dick Cheney de autorizar os militares norte-americanos a recorrer à tortura em prisioneiros no Iraque e no Afeganistão.
O coronel Laurence Wilkerson, chefe de gabinete do secretáriode Estado Colin Powell, chefe da diplomacia norte-americana no primeiro mandato do Presidente George W. Bush, declarou à rádio pública que tinha encontrado uma série de memorandos e de directivas autorizando a tortura e que terão sido enviados ao Departamento de Defesa por colaboradores de Cheney.
Estas ordens contradizem uma directiva do Presidente Bush,datada de 2002, em que ordena ao exército norte-americano que respeite as convenções de Genebra e proíba o uso da tortura.
«Há uma cabala que vai do vice-presidente até aos comandantes no terreno, passando pelo secretário de Defesa [Donald Rumsfeld], que autoriza a tortura para obter informações no terreno», afirmou o colaborador de longa data de Powell.
«As directivas foram redigidas de forma prudente», mas mesmo assim permitiram «numerosos casos de abusos contra prisioneiros, contrários às convenções de Genebra e cometidos na prisão de Abu Ghraib [a sul de Bagdad]», explicou Wilkerson.

(Notícia TSF)

Sem comentários:

 

is where my documents live!