05 outubro 2006

O século XXI

Todos os anos quase 550 milhões de crianças sofrem violência familiar, trabalham em actividades de risco ou são alvo de mutilações genitais, revela o primeiro estudo global sobre violência infantil da ONU divulgado ontem.
(Notícia aqui)
Oitenta e dois anos depois de assumida em Genebra a Declaração dos Direitos da Criança, quarenta e sete anos depois de apresentada pela UNICEF a Declaração Universal dos Direitos das Crianças e dezassete anos depois de aprovada pelas Nações Unidas a Convenção sobre os Direitos da Criança, estes textos, para desgraça de milhoes de crianças e vergonha de biliões de adultos, valem o valem. Um pouco por todo o mundo, quer por ignorância, imoralidade ou até por força da extrema miséria a que muitos dos países pobres continuam a ser submetidos por parte de outros que muito têm mas nada lhes interessa fazer, as crianças são, como é óbvio, o elo mais fraco.
Se há coisa que me põe lágrimas nos olhos é ver crianças feitas bandidos, soldados, escravos, mendigos, prostitutas... mostrarem-nos o rosto feio da nossa própria perdição.
Quantas décadas mais? Quantas tragédias mais? Quanto tempo mais continuaremos a deixar que aqueles em quem delegámos poderes continuem a assobiar e a olhar para o lado?

Assim como as flores

Ei, eu sou criança!
Não sou malabarista,
Nem equilibrista,
Muito menos sou palhaço,
De toda essa situação.
Eu sou criança!
Gosto de brincar,
De pular, me divertir,
Gosto de sorrir.
Comer, pelo menos uma vez no dia,
Sem catar lixo por aí.
Mas o que é isso?
Tantos maltratos,
Abandono e exploração,
Tu não vês que sou criança,
Preciso de proteção!
O que vai ser da minha vida?
O que vou ser quando crescer?
Ora, ora minha gente!
Vai depender do que eu aprender.
Me ajuda!!!
Mas, não me dê esmola,
Meu lugar é na escola,
Ter família,
Um lugar para morar,
Sem precisar trabalhar.
E se não for pedir muito, sonhar...
Eu ainda sou criança.
Preciso ser cuidada,
Preciso de ti.

Poema de Isa Maria Andrade Martins

4 comentários:

conchita disse...

Poema lindíssimo :)

A Lei da Rolha disse...

Fantastico!!! Tens sentimentos muito nobres...prometo voltar!

Dora disse...

Muito bonito, sim senhor!

Anónimo disse...

Eu gostei muito do poema. Mas, o teu alerta, é sempre bem vindo :)

não há que esquecer o que as crianças passam por este mundo a fora.

Bj*

 

is where my documents live!