25 outubro 2006

Mais um atentado à Cultura portuguesa.

Adeus Museu de Arte Popular!
O Museu de Arte Popular, em Belém, Lisboa, vai fechar e ser substituído pelo Museu Mar da Língua, alusivo aos Descobrimentos (...).
Aplaude-se o encerramento e a escolha da nova temática. Com o importantíssimo núcleo museológico sobre a Expansão portuguesa apresentado pela exposição permanente do Museu de Marinha, que se situa a apenas algumas centenas de metros, a escolha do tema Descobrimentos vem tão a propósito quanto ír vender areia para o deserto ou gelo para o Ártico. A menos que o objectivo seja, paralelamente, o de esvaziar de conteúdos e de razão de existir os organismos culturais tutelados pelas Forças Armadas. Não seria a primeira vez que tal acontece, nem haveria de ser a última. Trata-se de um património da máxima importância que suscita a gula de alguns iluminados. Foi assim no tempo de Santana Lopes - enquanto Secretário de Estado da Cultura - e de Simoneta Luz Afonso. Será que é caso para dizer Eu ainda sou do tempo em que...?
Uma coisa é certa. Este Governo é constituído por tanto génio iluminado que, um destes dias, bem o poderemos acusar de ser o responsável pela crise energética que, inevitavelmente, advirá de tanta iluminação.

1 comentário:

Pirolito disse...

Como já tivemos oportunidade de falar sobre esse assunto tantas vezes, abstenho-me de repetir os adjectivos qualificativos aplicáveis a essas/es idiotas.

 

is where my documents live!