08 junho 2010

Ao virar da esquina

Ontem foi noite de meditação quinzenal. É sempre uma oportunidade soberana para aliviar esta náusea constante.
Tem que deitar fora toda essa tristeza, dizem-me. Tudo a seu tempo, respondo eu tentando esconder o óbvio.
Ao chegar a casa e não tendo lugar para estacionar o carro no sítio do costume, acabei por deixá-lo nas traseiras. E lá vinha eu, contando as pedras da calçada e pontapeando a má-disposição, quando, ao virar da esquina, dei de caras com um velhote sentado no chão, cabelo desgrenhado e barba farta, ambos grisalhos.
- Sabes quem eu sou? - lançou-me de chofre por entre um sorriso rasgado mas sem dentes.
- Não! - respondi.
- Eu sou Deus!
- E eu sou Napoleão Bonaparte, muito prazer.
Franziu o sobrolho e retorquiu:
- Ó palhaço… estás a gozar-me ou quê? És muito alto para Napoleão, trazes as duas mãos nos bolsos e népias de besta cavalar.
Esquadrinhei melhor aquela figura que agora se empertigava, brandindo perigosamente uma garrafa vazia.
Deus vestia uns jeans completamente esfarrapados, uma T-shirt branca e um blusão de napa preta. À lapela dois pins: God rocks e Guns N’ Roses.
Sorri e perguntei-lhe:
- Então e o que foi que Deus fez hoje digno de registo?
- Arhhh… arrumei uns carritos e regateei umas moedas. Sempre dá p’ós cacilhos. Mas a traça não dá tréguas…
De repente, do nada, um barulho enorme de descarrilamento ferroviário. Era o dono do café a fechar as grades de segurança.
Aproveitando o ensejo ensaiei:
- Pedro… não sobrou nenhum bolito? Deus está com fome!
Enquanto o homem voltou a entrar no café dei por mim a esgrimir a ironia. Jesus repartiu o pão pelos apóstolos mas desta feita seria Pedro a dar de comer a Deus…
Sinal do tempo, resquícios de um mundo que já ninguém compreende e onde quase nada faz sentido.
Hoje à noite Deus terá a companhia de um queque e de uma bola de Berlim. Para beber terá que ir ao chafariz mas, ainda assim, God rocks.


Welcome to the jungle
Guns N' Roses

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,
O dia a dia é feito das chamadas não-coincidencias, Napoleão ao encontrar Deus, arrecadou consigo uma lição de vida. Por vezes no momento não a compreendemos, mas ao analisarmos, pensarmos sobre ela, tiramos quase sempre um significado para aquele momento. Tudo na vida tem o seu porque, nada acontece por acaso. Já te questionastes porque é que encontraste Deus? Que pensamentos te surgiram na mente? São pequenas ajudas na nossa evolução, mas que na maioria das vezes nos enriquecem bastante.
Bjs Ré

Ponto de Interrogação disse...

Bolas... Não vou dissertar.

Belo texto!

Jitos!

Pirolito disse...

Brigados!
mas isto é apenas o começo de um longo processo degenerativo. A seguir vou começar a ver elefantes cor-de-rosa...

Ponto de Interrogação disse...

Ai ainda não começaste? Bolas! Estás mesmo atrasado!!! :-P

Pirolito disse...

FB

 

is where my documents live!