Pequim bloqueia acesso de cibernautas à Wikipedia
As autoridades chinesas bloquearam o acesso à enciclopédia livre online Wikipedia, a maior do mundo. O alerta foi dado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que está preocupado com o crescente controlo que Pequim exerce sobre a Internet.
«O acesso à web foi proibido em várias províncias, incluindo Xangai, desde o dia 18 de outubro», revela a RSF num comunicado. A organização pede ao governo chinês que suspenda imediatamente o bloqueio à Wikipedia.
Segundo a RSF, em causa está o facto de a Wikipedia conter informações que não agradam a Pequim (sobre violações de direitos humanos por parte do governo Chinês, o independentismo no Tibet e Xinjiang, entre outros temas), que levou as autoridades do país a bloquearem a página.
Os cibernautas em território chinês têm o acesso vetado a várias outras páginas «delicadas» para Pequim, como as das organizações não-governamentais Amnistia Internacional, Human Rights Watch, ou da própria RSF.
Na tentativa de evitar que os seus cidadãos tenham acesso a informação política vinda do exterior, o governo comunista da China adopta tecnologias cada vez mais avançadas para censurar a internet, muitas vezes, com a ajuda das mais conhecidas multinacionais da informática.
Na sua nota a RSF considera «irónico» que a China restrinja a liberdade de expressão justamente na semana em que Pequim publica seu Livro Branco sobre a Democracia, em que garante que houve grandes melhoras na situação dos direitos humanos no país nos últimos anos.
Notícia em
21 outubro 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário